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NOTÍCIA - Gestão de pessoas nas micro e pequenas empresas há diferença?


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 - Dados do IBGE confirmam que as micro e pequenas empresas já representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Essas empresas são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos no país e constituem 99% dos seis milhões de estabelecimentos formais existentes no Brasil.
Os dados evidenciam que as pessoas estão cada vez mais buscando o sonho do próprio negócio, entretanto, alguns ainda se esquecem que a abertura de um empreendimento confere também novas responsabilidades.

Gerenciar pessoas sempre foi e sempre será um desafio, ainda mais quando se está à frente do próprio negócio. Há muitas dúvidas com relação a questões financeiras e administrativas, o que acaba deixando a gestão de pessoas, geralmente, na última posição de prioridades. As pequenas empresas também não costumam ter um departamento de Recursos Humanos estruturado, como o das grandes corporações. Isso, no entanto, não é motivo para negligenciar as questões de gestão. O importante é manter um modelo que se adapte à empresa e que seja construído com base na confiança mútua e profissionalismo.

Para isso, porém, é primordial ficar atento na hora da contratação, e selecionar profissionais que compartilham das mesmas visões da empresa e que acreditam na importância da sua contribuição para o crescimento da instituição. Esse, aliás, é um dos grandes desafios dos gestores da atualizade: envolver os colaboradores na causa da empresa e reter os talentos. A alta competitividade do mercado, atrelada às novas perspectivas de crescimento profissional, tem contribuído para impulsionar a rotatividade de funcionários.
Como forma de valorizar os profissionais e, também, evitar que haja uma grande taxa de turnover, é preciso investir na construção de um ambiente de trabalho agradável, no qual os colaboradores possam ter voz e oportunidade de se desenvolverem profissionalmente. Erros sempre irão acontecer, mas eles são importantes para conseguirmos acertos no futuro e encontrarmos o equilíbrio na gestão de pessoas.

Para Wesley Garcia Gomes, diretor comercial da Wesco, o mais importante do que ter um bom profissional em uma empresa, é ter colaboradores de caráter e confiáveis. E, além de competências, ter índole é também um ponto muito importante, já que o funcionário é a "cara" da empresa. É por isso que na Wesco (empresa onde ele é diretor comercial), eles investem no diálogo aberto e na construção de um ambiente agradável para todos.

OPINIÃO DO ADMIN: 
Para o crescimento da empresa, é necessário que todos tenham vez e voz, é possível que tenham reuniões de no mínimo 15 em 15 dias para debater as dificuldades e novas sugestões para a empresa, fazendo assim, todos ficam felizes e satisfeitos. Um "churrasquinho" após esse tipo de reunião, seria uma boa ideia.



Créditos:
Wesley Garcia Gomes - Portal Administradores

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