TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInEmail
DonkeyMails ClixSense
EM BREVE UM SISTEMA DE REFBACK!

quarta-feira

1

Dica - 4 passos para montar um plano de carreira

Dica - 4 passos para montar um plano de carreira
- Todo profissional deve ter seus objetivos planejados, na carreira profissional não é diferente. Começa pela profissão escolhida, determina os planos, mesmo que a curto prazo, para avaliar o que consegue entregar e que vai agregar valor a sua profissão é fundamental.
A diretora em transição de carreira da Right Management, Matilde Berna, diz que um plano de carreira é feito de escolhas. "A cada fase da carreira e da vida existem escolhas que são importantes avaliar. Fazer um plano de carreira é olhar em uma perspectiva e traçar objetivos ao longo do tempo".

Em qual fase da carreira você está?
É necessário avaliar se está iniciando a carreira ou está na fase de consolidação, entre 40 e 45 anos. Fazer um plano de carreira está relacionado ao que te motiva, ao que te interessa e o teu objetivo.

Segundo Matilde, esses objetivos podem ser delineados todos os anos, ou em uma linha de longo prazo. É preciso analisar em que ponto você está e onde pretende chegar. "Também é importante conhecer quais suas habilidades, conhecimentos, interesses, o que te motiva efetivamente?"

Seja claro nas suas escolhas - de acordo com a Matilde, quando você se enxerga, sabe em que momento está, quais habilidades e conhecimentos você carrega, é mais fácil saber onde quer chegar, quais seus objetivos (ser gerente?, gestor?, presidente?). É preciso conhecer o que falta para chegar onde você quer.

Ao escolher uma profissão, é preciso prestar atenção no mercado para conhecer que a construção de uma carreira não é simples. "Tem percalços e conquistar os objetivos é um trabalho árduo".

Olhe para o mercado - conheça a complexidade do mercado, "conhecendo os obstáculos, você trata um plano de interesse, mas não irreal", diz Matilde. Um plano de carreira não é traçado em linha reta. "É uma opção sua escolher a universidade que vai cursar, escolher a atividade que vai fazer, mas você não tem total domínio de onde vai trabalhar e se o mercado vai responder positivamente às suas ações", destaca Matilde.

Tenha autoconhecimento - o profissional deve buscar conhecimento sobre os significados deste trabalho em sua vida. Quanto de dinheiro quer ganhar, o quanto está disponível em relação ao tempo, a mobilidade. Segundo Matilde, tudo isso é um investimento financeiro e de tempo. 

"O plano de carreira tem que ter clareza de quem é o profissional, das suas habilidades, do que já conhece e com que tem afinidade. É muito importante olhar para o mercado e ver para onde ele está indo". 
A diretora de carreira, enfatiza que quando se fala de sucesso na carreira, não estamos falando apenas de capacidade cognitiva e de habilidades, mas também de ter boas atitudes, conduta, em qualquer ambiente.

A sua capacidade de lidar com essas relações, com os conflitos e com a pressão é fundamental para ter uma carreira bem sucedida. "Não basta ter somente uma grande capacidade técnica, e sim atitude frente aos problemas", finaliza.



Créditos:
Matilde Berna - Diretora em transição de carreira da Right Management

1 comentários:

Balanço Financeiro disse...

Na teoria, parece fácil montar um plano de carreira, mas na prática, as coisas não são tão simples assim. Para quem disputa vagas com altas remunerações é interessante contar com o apoio de um coach executivo, um profissional realmente capacitado na área, mas para quem está começando sua vida como um mero estagiário em desenvolvimento de sistemas, por exemplo, como saber o melhor caminho a trilhar? Muitos jovens estão tendo dificuldades nisso!

Postar um comentário

Recomendados:

DonkeyMails ClixSense
EM BREVE UM SISTEMA DE REFBACK!

Agregadores e Outros

cf772fbf-d0d9-4e6e-ae82-e6545ad8cc6f LinkLog Orkut

Lucro Plus Copyright © 2011 | Template adaptado by Templates || LucroPlus no celular || Política de Privacidade