TwitterFacebookGoogle PlusLinkedInEmail
DonkeyMails ClixSense
EM BREVE UM SISTEMA DE REFBACK!

terça-feira

0

#CURIOSIDADE - O que faz o trabalhador brasileiro mudar de emprego?

A permanência dos trabalhadores brasileiros é muito curta nos empregos em uma lista de 22 países, segundo o estudo "Rotatividade e Flexibilidade no Mercado de Trabalho", elaborado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Mas porque isso? Saiba mais nesse post.
O brasileiro parece ter perdido o medo de mudar de emprego e passou a buscar melhores salários e novos desafios com muito mais frequência. De acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), o índice de trabalhadores que estão há mais de 5 anos na mesma empresa caiu de 41,9% em 2006 para 36,4%, em abril de 2012.

E não para por aí, a comparação em questão mostra que a média vem caindo ao longo do tempo, um exemplo disso, é que nos últimos 10 anos, até 2009, o tempo médio do trabalhador brasileiro em um mesmo emprego vem caindo. No ano de 2000, a média era de 5,5 anos, número que recuou para 5,3 anos no período de 2001 a 2005,  baixando em 2006 para 5,2 anos. Em 2007 e 2008, a média foi de 5,1 anos.

Mas, o que será que leva os profissionais procurar novas oportunidades? Segundo uma pesquisa efetuada pelo InfoJobs em Agosto, a falta de um plano de carreira e pouco conhecimento profissional. "Dos 30 mil profissionais consultados pelo estudo, 65,68% deles afirmaram buscar novas oportunidades pelo interesse em um plano de carreira. Já a parcela que afirmou estar em busca de reconhecimento profissional, entretanto, foi de 65,28%", detalhou a pesquisa.


Salário não é o foco.
E por mais incrível que possa parecer, o salário, tido por muitos o principal motivo dos trabalhadores, ocupou apenas a terceira posição no ranking. "Somente 55,93% dos consultados informaram que a busca por uma nova oportunidade é motivada por uma melhor remuneração", explica a pesquisa.

O COO do InfoJobs, Joan Pallàres, afirma que "apenas oferecer um salário mais vantajoso não é o suficiente para reforçar seu time com os melhores talentos. O profissional de hoje quer trabalhar em uma empresa que reconheça seu desempenho, invista no seu desenvolvimento e lhe ofereça um plano de carreira".

Os itens que se mostraram menos decisivos para incentivar a mudança de emprego estão a flexibilidade de horários, com 8,71% dos votos e os programas de participação nos lucros e resultados, com 6,52% das menções.

"Benefícios atraentes e um bom ambiente de trabalho são requisitos mínimos para manter funcionários motivados e comprometidos. Para a empresa, o processo de retenção de talentos começa logo na contratação, quando o gestor deve procurar os perfis profissionais e psicológicos que mais se enquadrem à cultura da empresa". Diz o COO.


Créditos:
InfoJobs e Dieese - Pesquisa


Curta nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/BlogDinheiroMais)

0 comentários:

Postar um comentário

Recomendados:

DonkeyMails ClixSense
EM BREVE UM SISTEMA DE REFBACK!

Agregadores e Outros

cf772fbf-d0d9-4e6e-ae82-e6545ad8cc6f LinkLog Orkut

Lucro Plus Copyright © 2011 | Template adaptado by Templates || LucroPlus no celular || Política de Privacidade