
O estresse é um problema que perturba várias pessoas, principalmente no trabalho, onde as pessoas acabam se estressando mais, afinal, quem nunca discutiu com o chefe, não conseguiu entregar uma demanda e ainda recebeu uma bronca. Felizmente, isso passa. Mas, o que fazer quando os momentos de estresse deixam de ser esporádicos e passam a ser frequentes? Veja neste post 5 dicas para deixar a sua rotina de trabalho mais leve e menos estressante!
O estresse segundo o Wikipédia é "uma soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos e que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo".
Embora existam diversas formas de atacar o desgaste físico e mental, o melhor é se esforçar para evitá-lo. Para isso, a Vice-Presidente de Projetos da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida), Sâmia Simurro, elaborou 5 dicas que podem ajudar a tornar a rotina do trabalho mais leve. Confira:
1. - Autoconhecimento
Na prática, os profissionais devem entender que é mais eficiente olhar para si mesmo do que tentar mudar as pessoas a sua volta. "Não é possível controlar a forma como as pessoas vão se portar em relação a você".
Com isso em mente, o profissional deve se autoconhecer, no sentido de entender quais são as situações que o agradam e quais aquelas com as quais não consegue lidar muito bem; é possível otimizar suas forças.
Na prática, se você sabe determinado tipo de reunião que o deixa estressado, ao se preparar para isso, você consegue evitar que o estresse o abale de forma muito intensa.
2. - Busque situação de prazer
É consenso entre os especialistas que estudam a qualidade de vida que os profissionais devem procurar fazer fora do ambiente de trabalho atividades que tragam satisfação, seja praticar um esporta, ir ao cinema ou sair com amigos. "Ninguém consegue vivier o tempo todo tenso", diz Sâmia, ressaltando que, se você não relaxar frequentemente, isso pode resultar em novos momentos de estresse.
3. - De quem é a ansiedade?
Muitos profissionais se deixam contaminar pelo estresse alheio. A sugestão é prestar atenção na situação, entendendo que certas ansiedades não são suas, mas sim do seu colega de trabalho.
4. - Negocie prazos
Se o objetivo é evitar um momento de estresse, é melhor não assumir compromissos que você sabe que não vai conseguir cumprir. "As demanas vêm de todos os lados e tudo é sempre urgente", diz Sâmia. A dica é negociar os prazos com seu gestor, pois assim você evita uma situação na qual não conseguiu cumprir o prazo; isso também reduz a ansiedade.
Lembre-se de que nem sempre os chefes sabem o quão ocupado você está e, por isso, acabam pedindo mais e mais.
5. - Pare um pouco
O estresse nada mais é do que a somatória de diversos elementos (como dito no Wikipédia). Profissionais cansados, com sobrecarga de trabalho e que ficaram por um período muito logo tensos provavelmente vão ficar estressados. A sugestão é parar em alguns momentos do dia para tomar um café, conversar, enfim, pensar em algo diferente.
Créditos:
Sâmia Simurro - Vice-presidente de Projetos da ABQV / dicas.
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