
"Essa característica de sonhar e criar novos caminhos é retratada no mundo organizacional como o 'pensar fora da caixa'. Percebe-se que grandes marcas, empreendedores e grandes líderes possuem essa característica e a usam com maestria, haja vista que não se atêm ao convencional, assumem riscos, pesquisam e são propensos ao novo e inusitado", destaca Eni Santos.
Se sonhar é algo também admirado no mundo adulto, isso não acontece quando o assunto é pedir ajuda. As crianças não tem vergonha de solicitar auxilio para fazer algo. Já quando se trata em um ambiente profissional, muitos evitam pedir colaboração ou feedback por acharem que é um sinal de fraqueza.
Para Viviane Mourão, psicóloga e consultora de RH da empresa Meta&Vida Desenvolvimento em Recursos Humanos, essa é a questão que deve ser superada. "No ambiente de trabalho, ainda existem pessoas que não têm a humildade de dizer que 'não sabem' e precisam de ajuda ou, até mesmo, de aprender para não denegrir sua imagem. Em minha opinião como psicóloga e consultora de RH, pedir ajuda esporadicamente, faz parte de qualquer ambiente, seja no trabalho, em casa ou no dia-a-dia em si, porém, a frequência é que trás o incômodo e demonstra a insegurança de quem pede", destaca a Viviane.
Todos nós sabemos que a criança é como uma "antena" aberta para a recepção de informações. Por esse motivo, não é comum que os adultos se transformem em verdadeiros espelhos para os pequenos.
Para a consultora de RH, Cíntia Bortotto, devido a isso, quando educamos, temos que ser exemplo. "Não adianta dizer que não pode mentir e depois pedir para alguém que você não está em casa, quando não quer atender um telefonema. A criança percebe e pergunta: 'Mãe você está mentindo, isso não é feio?' As crianças assim como os nossos subordinados no mundo corporativo seguem o que fazemos e não o que falamos, eles nos ensinam o tempo todo, pois funcionam como um espelho refletindo em nossas ações e as confrontando com nossas falas", destaca.
Um vídeo publicado em 14 de Março deste mesmo ano, no programa TEDTalks apresentado pela criança Adora Svitak chama bastante atenção, pois, no vídeo em si, ela destaca que o mundo precisa de "ideias infantis": ideias arrojadas, criatividade selvagem e principalmente otimistas. Ela defende que os grandes sonhos das crianças merecem altas expectativas, começando com a boa vontade dos adultos em aprender com as crianças tanto quanto ensiná-las
(o vídeo está legendado) assista abaixo:
Créditos:
Cíntia Bortotto, Viviane Mourão e Eni Santos
Curta nossa página no Facebook (https://www.facebook.com/BlogDinheiroMais)
0 comentários:
Postar um comentário